top of page

Roteiro em Gramado: o que fazer em 3 dias nessa região maravilhosa?

Atualizado: 30 de abr.

Olá, bem-vindo ao TMJ, o site de conteúdo sobre produtos e serviços da região das hortênsias. Aqui você encontra tudo o que precisa para vivenciar essa região encantadora, que reúne natureza, cultura, gastronomia e muito mais. Neste post, vamos te dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo o seu roteiro em Gramado, uma das cidades mais charmosas e visitadas da Serra Gaúcha. Conheça abaixo o melhor roteiro em Gramado para 3 dias.


Gramado é um destino que agrada a todos os gostos e bolsos, pois oferece atrações para todas as idades e estilos de viagem. Seja para curtir o clima romântico, se divertir em família, apreciar a culinária local ou se aventurar pelos cenários naturais, Gramado tem algo para você.


Mas como planejar o seu roteiro em Gramado? Quais são os pontos turísticos imperdíveis? Onde comer e se hospedar? Quanto tempo ficar na cidade? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste guia completo, que traz sugestões de roteiros de 3 a 7 dias em Gramado.

Ficou curioso? Então continue lendo e descubra o melhor roteiro em Gramado para 3 dias na região.


Rua Borges de Medeiros em Gramado
Fonte: Mala Pronta Gramado

Roteiro de 3 dias em Gramado


Se você tem apenas 3 dias para conhecer Gramado, não se preocupe. Você ainda pode visitar as principais atrações da cidade e ter uma boa noção do seu charme e diversidade. Veja a seguir uma sugestão de roteiro em Gramado de 3 dias por aqui.


Dia 1: Centro e Lago Negro


No primeiro dia, você vai explorar o centro de Gramado, o melhor cartão-postal da cidade. Comece o dia com um delicioso café colonial, um dos pratos típicos da região, que reúne uma variedade de pães, bolos, tortas, frios, geleias e outras delícias. Você pode experimentar o café colonial em vários lugares da cidade, mas alguns dos mais famosos são o Bela Vista Café Colonial e o Coelho Café Colonial.


Depois de se deliciar com o café colonial, siga para a Rua Coberta, um dos pontos mais movimentados do centro. A Rua Coberta é um espaço coberto por vidro e flores, que abriga diversos restaurantes, cafés, lojas e eventos culturais. É um lugar ótimo para passear, fazer compras ou apenas apreciar o movimento.


Em seguida, caminhe até a Praça Major Nicoletti, onde fica a Igreja Matriz São Pedro, uma bela construção de pedra basáltica que data de 1942. A igreja tem um estilo gótico e possui vitrais coloridos que retratam a vida de São Pedro. Aproveite para tirar fotos da fachada e do interior da igreja.


O melhor roteiro em Gramado sugere que você continue o passeio pelo centro visitando o Palácio dos Festivais, o local onde acontece o famoso Festival de Cinema de Gramado. O palácio tem uma sala de cinema que exibe filmes nacionais e internacionais durante todo o ano. Você também pode ver as estrelas dos artistas que já participaram do festival na Calçada da Fama.


Para almoçar, você tem várias opções no centro de Gramado, desde restaurantes de comida típica até pizzarias e lanchonetes. Uma dica é provar o fondue, outro prato tradicional da região. Você pode encontrar bons restaurantes de fondue na Avenida Borges de Medeiros ou na Rua Garibaldi.


Depois do almoço, pegue um Uber ou um ônibus até o Lago Negro, um dos lugares mais bonitos e tranquilos de Gramado. O lago foi criado artificialmente após um incêndio que devastou a mata nativa da região. Hoje, ele é cercado por pinheiros e hortênsias, que criam um cenário encantador. Você pode caminhar pelo lago ou alugar um pedalinho para navegar pelas águas.


No final da tarde, volte para o centro e aproveite para conhecer o Mini Mundo, um parque temático que reproduz em miniatura diversas construções famosas do mundo, como o Big Ben, a Torre Eiffel e o Cristo Redentor. O parque é uma graça e encanta crianças e adultos.


Para jantar, você pode escolher entre as diversas opções gastronômicas do centro ou ir até a Rua Torta, uma rua curva e colorida que lembra a Lombard Street de São Francisco. Lá você encontra restaurantes, bares e sorveterias para todos os gostos. E aí, o que está achando desse roteiro em Gramado?



Dia 2: Canela e Parques Temáticos


No segundo dia, você vai conhecer a cidade vizinha de Canela e alguns dos parques temáticos mais famosos da região. Comece o dia com um café da manhã reforçado no seu hotel ou pousada e depois pegue um Uber ou um ônibus até Canela, que fica a apenas 7 km de Gramado. Afinal de contas, ambas as cidades são vizinhas muito próximas e tem muito em comum. Não podíamos deixar Canela de fora. É por isso que visitá-la fazer parte, sim, do melhor roteiro em Gramado de 3 dias.


A primeira parada em Canela é a Catedral de Pedra, uma imponente igreja de estilo gótico que domina a paisagem da cidade. A catedral foi construída entre 1953 e 1964 e tem uma torre de 65 metros de altura. Seu interior é decorado com vitrais que retratam a Paixão de Cristo e um órgão de tubos que produz um som impressionante.


Depois de visitar a catedral, caminhe até o Mundo à Vapor, um parque temático que mostra o funcionamento de diversas máquinas movidas a vapor, como locomotivas, serrarias e fábricas. O parque é divertido e educativo, ideal para quem gosta de tecnologia e história.


Em seguida, o roteiro em Gramado segue na cidade de Canela, pegue um Uber ou um ônibus até o Parque do Caracol, um dos principais atrativos naturais da região. O parque abriga a Cascata do Caracol, uma queda d'água de 131 metros de altura que forma um espetáculo à parte. Você pode ver a cascata de vários ângulos, desde o mirante até a escadaria que leva à sua base. O parque também tem trilhas, mirantes, lojinhas e um restaurante.

Parque do Caracol, bondinhos aéreos
Fonte: Casal Nômade

Para almoçar, você pode comer no restaurante do parque ou voltar para o centro de Canela, onde há várias opções de comida caseira, italiana ou alemã. Uma dica é provar o galeto, uma ave assada na brasa que é servida com diversos acompanhamentos, como polenta, salada e massa. Você pode encontrar bons restaurantes de galeto na Avenida Osvaldo Aranha ou na Rua Felisberto Soares.


Depois do almoço, pegue um Uber ou um ônibus até o Parque Terra Mágica Florybal, outro parque temático que encanta crianças e adultos. O parque tem mais de mil esculturas que retratam temas como dinossauros, fadas, duendes, chocolate e cinema. O parque também tem brinquedos, cinema 7D, teatro e outras atrações.


No final da tarde, o roteiro em Gramado sugere que você volte para a cidade e aproveite para conhecer o Museu de Cera Dreamland, um museu que reúne réplicas em cera de personalidades famosas do cinema, da música, da política e do esporte. Você pode tirar fotos com os seus ídolos e se divertir com as semelhanças e diferenças.


Para jantar, você pode escolher entre as diversas opções gastronômicas do centro ou ir até o Le Jardin Parque de Lavanda, um lugar lindo e romântico que cultiva lavandas e outras flores. Lá você encontra um restaurante que serve pratos inspirados na culinária francesa e mediterrânea, além de uma loja que vende produtos feitos com lavanda.


Dia 3: Snowland e Vinícolas


No terceiro dia, você vai conhecer o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, e algumas vinícolas da região. Comece o dia com um café da manhã reforçado no seu hotel ou pousada e depois pegue um Uber ou um ônibus até o Snowland, que fica a cerca de 7 km do centro de Gramado.


O Snowland é um parque que recria o clima e as atividades típicas de uma estação de esqui. Lá você pode brincar na neve, esquiar, patinar no gelo, fazer bonecos de neve e muito mais. O parque tem uma área coberta de 16 mil m², onde a temperatura é mantida em -5°C. Você recebe roupas e acessórios adequados para enfrentar o frio e se divertir à vontade. O parque também tem uma área externa, onde há um vilarejo alpino, um restaurante e uma loja. Continue lendo para finalizar o 3º dia do roteiro em Gramado.


Você pode passar a manhã inteira no Snowland e almoçar no restaurante do parque, que serve pratos quentes e lanches. Depois do almoço, pegue um Uber ou um ônibus até a Vinícola Ravanello, que fica a cerca de 4 km do Snowland.


A Vinícola Ravanello é uma vinícola familiar que produz vinhos finos de alta qualidade. Você pode fazer uma visita guiada pela vinícola e conhecer todo o processo de produção dos vinhos, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. Você também pode degustar alguns dos vinhos produzidos pela vinícola e comprar os seus preferidos na loja. Depois da visita à Vinícola Ravanello, pegue um Uber ou um ônibus até a Vinícola Jolimont, que fica a cerca de 12 km da Vinícola Ravanello.


A Vinícola Jolimont é uma das mais antigas e tradicionais da região, fundada em 1948 por um francês apaixonado por vinhos. A vinícola produz vinhos finos, espumantes, sucos e geleias de uva. Você pode fazer uma visita guiada pela vinícola e degustar alguns dos produtos oferecidos pela vinícola. Você pensa que já terminou o 3º dia do roteiro em Gramado? Ainda não.


No final da tarde, volte para Gramado e aproveite para conhecer o Museu do Chocolate Prawer, o primeiro museu do chocolate do Brasil. O museu conta a história do chocolate desde os tempos dos astecas até os dias atuais, mostrando as diferentes formas de produção e consumo do doce. Você também pode ver esculturas feitas de chocolate, como o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade.


Para jantar, você pode escolher entre as diversas opções gastronômicas do centro ou ir até o Café Colonial Gramberry, um dos mais tradicionais da cidade. O café colonial é um buffet livre que oferece mais de 80 itens, entre pães, bolos, tortas, salgados, frios, geleias, sucos e cafés. Você pode comer à vontade e se deliciar com as iguarias da região.


Conclusão


Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de roteiro em Gramado e que elas te ajudem a planejar a sua viagem para essa cidade maravilhosa. Gramado é um destino que tem muito a oferecer, tanto em termos de cultura, gastronomia, natureza e diversão. Você pode adaptar o seu roteiro de acordo com o seu tempo, orçamento e preferências, mas não deixe de conhecer as principais atrações que mencionamos neste post.


Se você quer saber mais sobre Gramado e outras cidades da região das hortênsias, não deixe de acompanhar o blog TMJ. Aqui você encontra as melhores dicas de produtos e serviços locais, além de informações úteis e curiosidades sobre essa região encantadora. Gostou do nosso roteiro em Gramado de 3 dias?


Se você gostou deste post, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo. Queremos saber a sua opinião e as suas dúvidas sobre Gramado. Até a próxima!


Referências:


2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues
Jun 28, 2023

Ótimo. Ficou muito bom.

Like
Replying to

Valeu amigo Claudio muito obrigado pelo comentário ;-) TMJ

Like
bottom of page