top of page

Festival de Cinema de Gramado: saiba tudo sobre o evento!

Atualizado: 7 de mai. de 2024

O Festival de Cinema de Gramado é o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil. Em constante reinvenção e transformação, começou como uma mostra realizada nos verões da Festa das Hortênsias, evoluindo para o seu formato atual, idealizado por Horst Volk e Romeu Dutra, em janeiro de 1973.


Desde então, o festival acontece anualmente no mês de agosto, no Palácio dos Festivais, no centro de Gramado. O evento reúne cineastas, atores, críticos, jornalistas e amantes do cinema de todo o país e da América Latina, para exibir, debater e premiar as melhores produções audiovisuais do ano.

A fachada do Festival de Cinema de Gramado à noite
Fonte: Jornal de Novo Hamburgo

O festival é dividido em cinco categorias:

  • Longas-metragens brasileiros

  • Longas-metragens estrangeiros

  • Curtas-metragens brasileiros

  • Curtas-metragens gaúchos

  • Prêmios especiais

O troféu entregue aos vencedores é o famoso Kikito, uma escultura em bronze que representa um deus do riso. O nome foi inspirado em um personagem criado pelo cartunista Paulo Flávio Ledur2.

O Festival de Cinema de Gramado é um evento que valoriza a diversidade, a originalidade e a qualidade do cinema nacional e ibero-americano. É uma oportunidade única para conhecer as novas tendências, os novos talentos e as novas histórias que o cinema pode contar.


Como surgiu o Festival de Cinema de Gramado?

O Festival de Cinema de Gramado tem uma história que se confunde com a história do cinema brasileiro. O evento acompanhou todas as fases do cinema nacional, desde o Cinema Novo até o Cinema da Retomada.


A primeira edição do festival aconteceu em 1973, com a exibição de 12 filmes nacionais. O grande vencedor foi “Toda Nudez Será Castigada”, de Arnaldo Jabor, que levou cinco Kikitos, incluindo o de melhor filme3. O festival também contou com a presença ilustre de artistas como Fernanda Montenegro, Paulo José, Anselmo Duarte e Jece Valadão.


A partir da segunda edição, em 1974, o festival passou a incluir filmes estrangeiros na competição. O primeiro filme estrangeiro a ganhar o Kikito foi “A Noite Americana”, de François Truffaut3. O festival também passou a homenagear personalidades do cinema com os troféus Oscarito (para atores), Eduardo Abelin (para cineastas) e Cidade de Gramado (para personalidades ligadas ao cinema).


Em 1992, o festival criou uma nova categoria para filmes ibero-americanos, ampliando o seu alcance e reconhecendo a importância do cinema latino-americano. O primeiro filme ibero-americano a ganhar o Kikito foi “Como Água para Chocolate”, de Alfonso Arau3. O festival também passou a entregar o troféu Kikito de Cristal para mulheres que se destacaram no cinema.


Ao longo dos anos, o Festival de Cinema de Gramado se consolidou como um dos mais importantes e respeitados eventos cinematográficos do Brasil e da América Latina. O festival já premiou filmes consagrados como “Bye Bye Brasil”, “Pixote”, “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Que Horas Ela Volta?” e “Bacurau”.


Festival de Cinema de Gramado
Fonte: Guia Viagens Brasil

Quem são os vencedores do Festival de Cinema de Gramado?

O Festival de Cinema de Gramado já premiou centenas de filmes e profissionais do cinema ao longo de sua história. A lista completa dos vencedores pode ser encontrada no site oficial do evento4. Mas, para dar um gostinho, vamos destacar alguns dos filmes e artistas que levaram o Kikito nas últimas edições.


Em 2020, o festival aconteceu de forma online, por causa da pandemia da Covid-19. O filme vencedor na categoria de longa-metragem brasileiro foi “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante, que conta a história de um matador de aluguel que foge para o Paraguai. O filme vencedor na categoria de longa-metragem estrangeiro foi “Matar a un Muerto”, de Hugo Giménez, que narra a missão de dois homens que precisam enterrar corpos durante a ditadura no Paraguai.

O filme vencedor na categoria de curta-metragem brasileiro foi “Você Tem Olhos Tristes”, de Diogo Leite, que retrata a relação entre uma mãe e uma filha em meio à violência doméstica. O filme vencedor na categoria de curta-metragem gaúcho foi “Inabitável”, de Matheus Farias e Enock Carvalho, que aborda a transfobia e o racismo através da fantasia4.


Em 2019, o festival aconteceu de forma presencial, com a presença de grandes nomes do cinema nacional e internacional. O filme vencedor na categoria de longa-metragem brasileiro foi “Pacarrete”, de Allan Deberton, que narra a saga de uma bailarina que quer dançar na festa da cidade. O filme vencedor na categoria de longa-metragem estrangeiro foi “A Son of Man”, de Jamaicanoproblem e Pablo Agüero, que mostra a aventura de um jovem que busca um tesouro no Equador. O filme vencedor na categoria de curta-metragem brasileiro foi “Marie”, de Leo Tabosa, que explora a identidade e a sexualidade de uma menina no sertão. O filme vencedor na categoria de curta-metragem gaúcho foi “Apneia”, de Carol Sakura e Walkir Fernandes, que denuncia a violência contra as mulheres através da animação4.


Em 2018, o festival celebrou os seus 45 anos com uma programação especial e homenagens a personalidades como Fernanda Montenegro, Ney Latorraca e Vinicius Coimbra. O filme vencedor na categoria de longa-metragem brasileiro foi “Ferrugem”, de Aly Muritiba, que aborda o cyberbullying e o machismo entre adolescentes. O filme vencedor na categoria de longa-metragem estrangeiro foi “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, que retrata as dificuldades e as alegrias de uma família que precisa se despedir do filho mais velho. O filme vencedor na categoria de curta-metragem brasileiro foi “A Retirada Para Um Coração Bruto”, de Marco Antônio Pereira, que conta a história de um homem solitário que se apaixona por uma música. O filme vencedor na categoria de curta-metragem gaúcho foi "Catadora e Gente", de Mirela Kruel, que documenta a vida e a luta de uma mulher que trabalha com reciclagem.



Como participar do Festival de Cinema de Gramado?

Se você é um cineasta ou um amante do cinema, você pode participar do Festival de Cinema de Gramado de várias formas. Você pode inscrever o seu filme, assistir às sessões, participar das atividades paralelas ou simplesmente curtir o clima da cidade.


Para inscrever o seu filme, você precisa ficar atento ao regulamento e ao período de inscrições, que geralmente acontecem entre março e abril. Você pode inscrever o seu filme nas categorias de longa-metragem brasileiro, longa-metragem estrangeiro ou curta-metragem brasileiro. Os filmes selecionados são anunciados em julho e concorrem aos Kikitos em agosto. Você pode conferir mais informações no site oficial do evento.


Para assistir às sessões, você pode comprar os ingressos antecipadamente pela internet ou na bilheteria do Palácio dos Festivais. Os ingressos custam entre R$ 40 e R$ 80, dependendo da sessão e da data. Você também pode assistir às sessões gratuitas que acontecem na Rua Coberta, um espaço ao ar livre que fica em frente ao Palácio dos Festivais. As sessões acontecem todos os dias, às 20h, e exibem filmes clássicos e premiados nas edições anteriores do festival.


Para participar das atividades paralelas, você pode se inscrever nos workshops, debates, palestras e oficinas que acontecem durante o festival. Essas atividades são gratuitas e abertas ao público, mas têm vagas limitadas. Elas são uma ótima oportunidade para aprender mais sobre cinema, trocar experiências com profissionais da área e fazer networking. Você pode conferir a programação completa no site oficial do evento.


Para curtir o clima da cidade, você pode aproveitar as diversas atrações que Gramado oferece aos seus visitantes. Você pode passear pelo centro histórico, visitar os museus, as igrejas, os parques e os lagos, degustar a gastronomia típica, fazer compras nas lojas de artesanato e chocolate, e se encantar com a arquitetura e a natureza da região. Você também pode se hospedar em um dos hotéis parceiros do festival, que oferecem descontos e benefícios especiais aos participantes do evento.


Conclusão

O Festival de Cinema de Gramado é um evento imperdível para quem ama cinema e cultura. É uma chance de conhecer as novidades e os destaques do cinema nacional e ibero-americano, além de desfrutar das belezas e dos encantos de Gramado.


E se você gostou deste post, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber a sua opinião sobre o Festival de Cinema de Gramado e sobre o nosso conteúdo.


Referências:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page